quarta-feira, 9 de março de 2016

Direito e suas áreas

O curso de Direito dá ao aluno um campo de oportunidades muito grande, além de ser uma das formações mais tradicionais em nosso país. O aluno pode seguir por diversas áreas desde direito criminal até o comercial, as principais áreas de atuação do profissional são como advogado, Juíz e promotor. Porém, é crescente a demanda no setor jurídico de empresas, fato que tira um pouco o brilho das vagas públicas e dos escritórios de advocacia. Afinal, quais são as oportunidades pra esse mercado e como funciona o curso e a formação do profissional?



O curso

Com duração média de 5 anos e no formato de bacharelado, o curso de direito, no perfil de graduação, é generalista e voltado para o conhecimento de ciências humanas. Nos primeiros anos do curso, são apresentadas disciplinas como sociologia, economia, língua portuguesa e algumas matérias específicas de direito como: Civil, constitucional, comercial, medicina legal e penal. No quinto, em geral, o aluno passa a escolher sua grade, é nesse momento que o curso passa a ser específico para a área do direito que o aluno pretende seguir. Os alunos ainda passam por atividades práticas onde simulam ser advogados ou juízes em audiências simuladas ou apenas exercícios em sala, para a formação ainda são exigidos estágios e uma monografia.


O mercado de trabalho

O direito é um dos cursos mais tradicionais dentro das graduações e movido por isso, o mercado está sempre aberto. O mercado mostra que 4 áreas estão em alta no momento, são elas: Compliance e ética, tributária, trabalhista, recuperação judicial e de crédito. Mesmo tendo áreas em destaque, o campo geral de atuação em direito, apesar de competitivo, sempre apresenta uma demanda muito grande de profissionais.
Assim que formado, o aluno que pretende atuar como advogado, precisa passar na prova da OAB (ordem dos advogados do Brasil), e para atuar como juíz precisa de ter dois anos de inscrição na OAB e passar em um concurso público, essas áreas mostram a competitividade dentro do segmento do direito.


A Santa Rita

A Faculdade Santa Rita oferece o curso de direito com duração de 5 anos e no formato de bacharelado. Aqui, os alunos se preparam para seguir a área que desejarem dentro do direito, o foco da faculdade é a excelência do profissional e atuação com ética dentro do mercado de trabalho.

Um comentário:

  1. Além das carreiras citadas, é fundamental para aquele que deseja ser Delegado de Polícia, é condição necessária para este concurso público. Além dos cargos Procurador Federal, Estadual. Advocacia Geral da União.
    Prof. Ms. Luiz Carlos Magno - Delegado de Políca, prof. da Faculdade Santa Rita

    ResponderExcluir